top of page
LOGOBC.png
Foto do escritorSmartBI

Análise OTIF - Santa Klaus Factory

O On-Time In-Full (OTIF), ou no prazo e completo, é um indicador de desempenho de entrega que verifica se os pedidos foram entregues no prazo, sem devoluções e investiga se o produto chegou dentro das especificações fornecidas para os clientes no momento da compra.


Com o objetivo de analisar o desempenho de entrega de produtos da Santa Klaus Factory e verificar as diferentes fases do ciclo de entrega, analisamos os dois índices que compõem este indicador.


On Time: Os produtos devem ser entregues numa determinada data, horário e local previamente combinado com o cliente. Mede a “Pontualidade” da entrega.


In Full: Os produtos devem estar dentro das especificações acordadas com o cliente: qualidade, quantidade, dimensões, integridade físicas e quaisquer outros atributos específicos. Mede a conformidade do pedido ao escopo combinado.



Como era esperado devido à queda relatada pela SKF no índice de IGAPN, podemos observar uma queda no indicador de OTIF de 96% em 2018 para 75% em 2020. Está queda de 21% entre 2018 e 2020 possui em primeira instância 2 razões, uma queda de 10% no período analisado para o indicador de On Time e uma queda de 13% para o indicador In Full.


ANÁLISE 2018









ANÁLISE 2019









ANÁLISE 2020









ON TIME

Ao analisar as causas para queda do indicador On Time identificamos que a Sazonalidade é um dos fatores que possuem uma alta correlação com os atrasos de entrega. Podemos observar, por exemplo, que o período sazonal do Natal é responsável em média por 1/3 dos pedidos em cada ano, e ao verificar o total de pedidos atrasados o Natal em todos eles correspondeu com mais de 60% de participação.

É necessário um melhor planejamento geral (compras, produção e expedição) para atender a demanda alta nos períodos que compreendem os meses de outubro e dezembro, que no geral correspondem juntos por mais de 50% dos pedidos em cada ano. Além disso, dos pedidos em atraso 75% deles no decorrer dos 3 anos corresponderam aos períodos sazonais do Dia das Crianças e do Natal.


IN FULL

Aproximadamente 86% das ocorrências estão relacionadas a produtos errados e produtos quebrados. Em uma análise mais aprofundada podemos dizer que, 65% das ocorrências estão relacionadas com a troca de produto na hora do envio, este “comportamento” é observado com maior frequência (84% das vezes) nos meses de maior movimento, em que provavelmente na separação de pedidos a logística acaba se perdendo no processo. Os demais 21% estão relacionados aos produtos quebrados em que quase a totalidade das ocorrências (96%) foram evidenciadas nos meses de outubro e dezembro. Os demais indicadores que correspondem a 14% do total de ocorrências (outros, faltando peça e versão errada) aconteceram nos meses de outubro e dezembro exclusivamente.


 

RECOMENDAÇÕES


  • Recomendamos um treinamento para a equipe de expedição focando em gerenciamento de separação de pedidos em dias críticos de alta demanda de pedidos.

  • Revisão com base em Six-Sigma para identificar melhorias no processo (causa raiz das ocorrências), talvez a contratação de um software para gerenciamento do fluxo de atividades (desde o momento da compra até o envio)

  • Pensar em promoções que antecipem as vendas dos Dia das Crianças e do Natal como alternativa para aliviar os gargalos dos meses de outubro e dezembro.

  • Contratações temporais para o segundo semestre poderiam auxiliar na melhora dos indicadores.

  • Sistema meritocrático de premiação para os separadores almejando a melhoria do indicador In-Full.

 

SIMULADOR DE CENÁRIO


Para aperfeiçoar o índice de OTIF na Santa Klaus Factory, desenvolvemos um simulador de cenários com intuito de empresa traçar um roadmap e melhorar a sua performance.


Abaixo mostramos o melhor cenário possível aumentando seus índices a 100% :


Por fim, na solução desenvolvida a empresa poderá simular o cenário que melhor se adeque a sua realidade e elaborar o plano de ação para atingimento dos índices esperados.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page